Cruzamentos

O TABAPUÃ NOS CRUZAMENTOS SEQUENCIAIS PARA LEITE OU DUPLA APTIDÃO

Estes cruzamentos visam formar o gado ideal, manso e leiteiro, bem de acordo com o desejo da maioria das propriedades brasileiras. De fato uma simples olhada na ocupação fundiária do Brasil permite detectar o seguinte 83% das propriedades possuem área inferior a 50 hectares. Essas propriedades praticam com certeza a pecuária leiteira que pode adotar alta tecnologia. Normalmente, os produtos machos são enviados para o abate. Por conta dessa realidade os criadores cruzaram Holandês com os Zebuínos disponíveis, registrando a nova raça como Girolando, de norte a sul do país. O aperfeiçoamento da atividade, no entanto, leva á conclusão de que a pecuária de dupla-aptidão garante um melhor rendimento e então o gado leiteiro precisa ser cruzado com o Tabapuã, para manter a renda do leite e melhorar a renda da carne. Por isso o Tabapuã vem sendo muito procurado e utilizado para continuar os cruzamentos leiteiros de dupla-aptidão, como se descreve a seguir.

TABAPUÃ X GIROLANDO

Este é o mais expressivo mercado produtor de leite do país, onde o produtor precisa aliar a renda do leite com a renda da carne de novilhos. A alternativa para obter bons novilhos de corte era por meio da infusão de touro Gir, obtendo um produto ¾ .

Essa prática, no entanto, conduz a vários desencontros e, então, descobriu-se que o melhor caminho era utilizar uma raça Zebuína diferente, formando um tricrós. Uma excelente alternativa é a introdução do Tabapuã sobre a vacada agirolandada. O Tabapuã garante um notável acabamento da carcaça, valorizando os tourinhos para abate, além de oferecer a mansidão.

Além do mais tem a vantagem de ser geneticamente mocho. O resultado é um produto ¾ zebuíno e ¼ europeu, garantindo machos excelentes para o corte e mantendo uma boa produção leiteira . Depois de utilizado o Tabapuã é normal um retorno ao sangue Holandês recomeçando o processo.


TABAPUÃ X GUZOLANDO

Já foi estabelecida até uma Associação para o Guzolando que vem registrando seus produtos com sucesso. A maior finalidade do Guzolando é formar uma vacada leiteira muito rústica e de grande porte.

Normalmente todos os animais são descornados, o meio sangue Guzolando precisa ser orientado para o produto ¾ zebuíno ou ¾ europeu. Normalmente o público prefere o ¾ zebuíno introduzindo o Tabapuã para ter mais lucro com a carne e mantendo boa produtividade leiteira , através da heterose. Em seguida a nova geração utilizará um touro Holandês recomeçando o processo.

O Tabapuã cruzado com Guzolando aperfeiçoa a carcaça, mantém uma boa produção leiteira e soma a mansidão através do caráter mocho.

TABAPUÃ X HOLANDÊS

O cruzamento preferido pelos criadores que ordenham suas vacas diariamente, sempre foi com o gado Holandês, pois é garantia máxima de leite no mundo inteiro. O problema é que Holandês não é adequado ao mundo tropical e, então, como passar dos anos o criador médio e pequeno sente um empobrecimento crescente se permanecer apenas na produção de leite. Para contornar a situação procura obter rendimento de carne em seu gado, através da introdução de sangue Zebuíno.

Normalmente o criador introduz o sangue Gir ou Guzerá, no primeiro momento para formar o Girolando ou o Guzolando. Em seguida, introduzem o Tabapuã para melhor o rendimento da carcaça e manter o leite.

Observando o excelente resultado do Tabapuã alguns produtores testam a raça diretamente sobre o Holandês formando o meio-sangue com sucesso, principalmente pelo alto valor das crias no momento do abate.

A produtividade leiteira de animais bem tratados situa-se ao redor de 2.500-3.500 litros na lactação, uma boa marca para o mundo tropical. Resultado do touro Tabapuã sobre gado Holandês. Além do melhor preço no momento do abate, as crias também mantiveram uma excelente produção leiteira, alta rusticiadae.


Revista do Tabapuã n.5




Veja outras matérias

»O tabapuãnos cruzamentos sequênciais
» Tabapuã : imbatível, também em cruzamentos
» O Tabapuã nos cruzamentos de base
» O Tabapuã nos modernos cruzamentos



 
© 2012 - Tabapuã Pompei
Home
Fazenda
Raça
Cruzamentos
Contato